Quantidade de Páginas visitadas

Curso sobre Diversidade



Apresentação

O primeiro encontro do curso sobre Diversidade, organizado pelas Equipes Multidisciplinares do Colégio Estadual Monteiro Lobato e CEEBJA Colorado, faz parte de um cronograma organizado pelo Nucleo Regional de Ensino para tratar das temáticas sobre a cultura e história afro brasileira e indígena e sobre a Diversidade Sexual.

As temáticas a serem abordadas no decorrer do ano de 2011 está relacionada a uma ação afirmativa dos governos federais e estaduais no sentido de levar para as escolas a discussão sobre a presença do negro e do índio na história e na cultura brasileira. Considerando que a escola pública é plural e diversa, cabe a ela abrir discussão sobre a diversidade étnica e sexual, no sentido de produzir nos professores, alunos e funcionários atitudes positivas, sem preconceitos ou discriminação.

Está incorporado nas escolas públicas a necessidade de valorizar a cultura afro brasileira e indígena como parte do processo formativo da história e da sociedade brasileira. É inegável tampouco o desconhecimento sobre ela entre professores. Por esta razão o curso sobre Diversidade oportunizará aos cursistas textos onde aspectos legais e históricos culturais poderão serem discutidos.

Outra temática, polêmica é sobre a diversidade sexual, assunto novo do ponto de vista legal, mas já existente na sociedade brasileira e, portanto nas escolas públicas. Como agir diante das opções que os jovens tomam em relação ao sexo? Como tratar o preconceito em relação a essas opções por parte de colegas e dos próprios professores? Como criar um ambiente de aceitação, democrático diante de assunto cujo senso comum condena? Esse curso pretende abrir esta temática à discussão, não com o objetivo de esgotá-la ou formar opinião, mas para instrumentalizar professores e funcionários no assunto.








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito