Quantidade de Páginas visitadas



 HISTÓRICO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

                                As mudanças da economia do município de Colorado com a erradicação de cafezais, aumento da pecuária e principalmente a instalação da agroindústria de álcool trouxe consigo as transformações do campo, implantando gradativamente a monocultura canavieira e consequentemente aumentando o numero de trabalhadores volantes, provocando o êxodo rural.

Observou-se o quadro geral que se encontrava o município com graves problemas de ordem econômicas, sociais e políticas ao lado do crescimento urbano maior que a demanda de emprego oferecido, e a falta de mão de obra qualificada. Também considerou-se a localização de Colorado, favorável ao acesso de vários municípios vizinhos que se apresentavam no mesmo quadro sócio-econômico, oportunizando um atendimento amplo a adolescentes e adultos que necessitavam de escolarização, para realização pessoal e profissional, propiciando melhores condições de vida.

Assim, justificou-se a necessidade de implantação de uma modalidade de ensino que atende-se esta população. Considerando também, os dados fornecidos pelo setor de estatística do Núcleo Regional de Educação de Maringá e os dados constantes do IBGE.

O Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos de Colorado localiza-se atualmente à Rua Prefeito Rafael Gil, nº. 596, no Centro do Município de Colorado, e é mantido pelo Governo do Estado do Paraná. Este foi criado no ano de 1995, através da Resolução nº. 89/95, D.O.E. 16.02.95, assinada pelo então Secretário de Estado da Educação Ramiro Wahrhaftig, que autorizou seu funcionamento com o curso de 1º grau supletivo por dois anos. Na época o mesmo se localizava e funcionava em conjunto com uma escola da rede municipal de ensino. Em agosto de 1996, a diretora em exercício solicitou através de requerimento a mudança de domicilio para o endereço atual. Em seguida no mês de setembro de 1996, foi requerido o reconhecimento do Curso de 1º Grau Supletivo, que hoje de acordo com a LDBEN 9394/96 é denominado de Ensino Fundamental.

De acordo com a demanda de alunos concluintes do 1º Grau, percebeu-se a necessidade da criação do 2º Grau Supletivo para dar continuidade nos estudos. Assim em 25 de setembro de 1996 justificou-se a solicitação da criação desse nível de ensino. O ensino de 2º Grau teve seu funcionamento autorizado por dois anos, a partir do ano de 1997, através de Resolução nº1276/97 D.O.E. 17.05.97.

Foi a Resolução nº. 3134/97 D.O.E. 01.10.97 que reconheceu o curso de 1º Grau.

Em 13 de agosto do ano de 1998, solicitou-se o reconhecimento do curso de 2º Grau, denominado hoje, de acordo com a LDBEN 9394/96, de Ensino Médio.

Em cumprimento ao que determinava a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), a Secretaria de Educação, através de Resolução 3.120/98, determinou que os Centros de Estudos Supletivos (CES) passassem a ser denominados de Centro de Educação Aberta, Continuada, a Distância (CEAD).

Em 15 de dezembro de 1999, o Diretor Geral em Exercício da Secretaria de Estado da Educação, Laureni Martins Teixeira, assina a Resolução nº. 4561/99 que alterou novamente a nomenclatura dos Centros para a denominação atual – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, está vigoraria a partir do ano letivo de 2000. Na mesma data o então Diretor também reconheceu o curso de Ensino Médio através da Resolução nº. 4817/99 publicada no D.O.E. em 12.01.2000.

No final do ano 2001 este estabelecimento encaminhou nova Proposta Pedagógica para aprovação. Em 01/12/2001 o Diretor acima citado, também assina a Resolução 2.995/2001 onde autoriza o funcionamento do Ensino Fundamental e Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, semi-presencial, nos termos da Deliberação n.º 008/00-CEE, para o 1ª semestre de 2002 e conseqüentemente cessa o Ensino Supletivo.

Desta forma e de acordo com as reformulações das Leis este estabelecimento de ensino foi se adaptando e reformulando sua forma de atendimento, acompanhando o crescimento natural de suas ações.

Seu funcionamento é dividido de acordo com o porte do estabelecimento, que por sua vez é estabelecido pelo número de alunos matriculados.  A escola oferta:

- Ensino Fundamental – Fase I

- Ensino Fundamental – Fase II

- Ensino Médio

- Ações Pedagógicas Descentralizadas

- Exames Supletivos









Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito